sexta-feira, 3 de Maio de 2024  20:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

As bodas de Fígaro

As bodas de Fígaro


dia 27 de Julho pelas 21h30/ ano 2013

Teatro Aveirense


Uma das óperas mais populares de Mozart aqui apresentada como resultado do Curso Internacional de Música Vocal da Orquestra Filarmonia das Beiras.

As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro), uma das óperas

mais populares de Mozart, é uma ópera buffa em quatro atos, com libreto de Lorenzo da Ponte, a partir da peça de Pierre-Augustin de Beaumarchais La Folle journée ou Le mariage de Fígaro. A ópera As Bodas de Fígaro nasceu da primeira colaboração entre Mozart e Lorenzo da Ponte, que foi levada, pela primeira vez, a cena no Burgtheater de Viena, no dia 1 de maio de 1786 – sendo recebida com grande frieza. A verdadeira consagração aconteceria apenas na sua estreia em Praga em janeiro do ano seguinte. Diz-se que Mozart começou a ter problemas com sua reputação a partir desta ópera, que satirizava certos costumes da nobreza. Há quem considere esta ópera a obra-prima de Mozart.
Em termos musicais, esta ópera apresenta, na Abertura, a sua parte mais famosa, introduzindo pela primeira vez o clarinete numa orquestra sinfónica e usando um tempo extremamente rápido, o prestissimo, que era dificilmente executado na época. O tempo da música acompanha desta forma o ritmo alucinante da narrativa encadeada de intrigas e situações cómicas, que se sucedem em catadupa.

Sinopse:
A ação da ópera As Bodas de Fígaro decorre no ano de 1785, em terras do Castelo do Conde Almaviva, a três léguas de Sevilha, numa atmosfera burlesca, povoada por fidalgos, criados, um professor, um advogado, um jardineiro e até um fauno dado ao pecado. Fígaro e Susana, os noivos e protagonistas, são servos do Conde e da Condessa Almaviva e pretendem casar-se. O Conde Almaviva, porém, reserva-se o direito de se deitar com Susana antes de entregá-la ao marido, Fígaro, segundo a infame lei da “prima note” (uma velha lei que permitia ao patrão ficar com a noiva na primeira noite de casada). A condessa Almaviva, uma tonta de aparência, sabe das intenções do marido e prepara um plano para apanhá-lo em flagrante... Preços:

Ficha Artística e Técnica:
Orquestra Filarmonia das Beiras
Alunos de Ópera da 15ª Edição do Curso Internacional de Música Vocal 2013
Claudio Hochman, encenação
António Vassalo Lourenço, direção
Estrutura Financiada pelo Secretário de Estado da Cultura / Direção-Geral das Artes

Plateia - €8
Balcão - €5
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®